Pearl Jam – Ten – 1991

Ten Pearl Jam

Ten: disco do Pearl Jam, de 1991

Por Leo Morato

Eu poderia falar mil coisas sobre esse disco, mas o principal motivo que me faz não querer perder nenhuma faixa dele, que me fez decorar sua ordem de cabeça como se o álbum todo fosse uma única música na minha memória, é que ele simplesmente mudou minha vida. Transformou completamente o meu gosto musical e a forma como olho um artista.

Ten, o disco de estreia do Pearl Jam, mostrou que a banda veio para marcar a história do rock e do movimento grunge. É um hit atrás do outro! A banda gravou material suficiente para mais de um disco, lançou o Ten e ainda deixou muita coisa boa para outros álbuns. Imagine que o clássico State Of Love And Trust ficou de fora deste disco. 

Dentre os principais sucessos do Pearl Jam – se é que não é o maior – Jeremy foi inspirada numa notícia de jornal lida pelo vocalista, Eddie Vedder, que falava de um garoto que levou uma arma para a escola e matou diversos colegas.

As histórias de Ten não são poucas. Vedder teve apenas um encontro com o seu pai biológico, sendo que, na ocasião, ele lhe foi apresentado como um amigo da família. Anos mais tarde, quando o tal “amigo” morreu, o pequeno Eddie, que tinha 13 anos, descobriu que aquele era seu pai biológico. Esta trágica história é contada em duas músicas neste álbum: Alive e Release.

O clima de coletânea de Ten foi comprovado e materializado pouco tempo depois, quando o disco se transformou quase que por completo num Acústico da MTV, idealizado após a banda fazer um show acústico improvisado num pequeno café de Zurique, na Suíça.

Se não fosse ofuscado pelo ícone que se tornou o Nirvana, provavelmente o Pearl Jam seria considerado das maiores bandas da história e principal ícone do movimento grunge, como a turma de Kurt Cobain é vista hoje.

E se… E se o Nirvana não existisse? É… Ainda bem que o Pearl Jam é “só” o Pearl Jam.

Pearl Jam – Ten

Ouça o disco

  1. Once
  2. Even Flow
  3. Alive
  4. Why Go
  5. Black
  6. Jeremy
  7. Oceans
  8. Porch
  9. Garden
  10. Deep
  11. Release
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s