Guns N’Roses – Appetite for Destruction – 1987

Guns N’ Roses

Appetite for Destruction: disco do Guns N’Roses, de 1987

Colaboração de Paulo Rezende e Giovani Pacheco

O cenário do rock no final dos anos 1980 não era muito promissor. Após o ápice setentista, quem dominava a cena eram bandas que beiravam o pop – como R.E.M, U2 e Police – a melancolia emo de bandas como Smiths e Cure e até a extravagância estética das bandas de glam. Eis que surge um grupo de adolescentes arrogantes de Los Angeles querendo confrontar tudo isso.

Acima, temos a imagem original da capa do disco de estreia do Guns N’RosesAppetite for Destruction, que foi censurada pelo governo americano graças à suposta insinuação do ato de estupro que o robozinho teria cometido na moça.

Devido à grande repercussão, esse desenho foi passado para parte de dentro do LP e trocado por uma cruz cheia de caveiras. Não à toa, rapidamente Axl Rose, Slash e seus amigos ganharam o apelido de “a banda mais perigosa do mundo”.

Ainda que gravadoras tentassem resgatar um pouco do que foi o Aerosmith no meio da década anterior – até então estratégia que não obteve muito sucesso – os excessos da vida glamourizada na Sunset Strip de Los Angeles eram berrados por Axl Rose – bem antes da megalomania e dos posteriores pastiches de si mesmo – e ganhavam o gosto do público carente por rock autêntico.

O tom suave e ao mesmo tempo agressivo da voz rouca de Axl, unidas às letras e aos solos de Slash foram a última coisa que prestava e a pá de cal no “rock farofa”. Welcome to the Jungle e Sweet Child o’ Mine formaram novas gerações de rockeiros e bandas côveres que tocaram seus acordes à exaustão.

Se o Guns encerrou uma fase de pouca criatividade sonora e muita estética para o rock, também abriu as portas para novas levas de banda, como o movimento grunge. O período entre a ascensão e a decadência do Guns – quando passaram a viver de shows com 2 horas de atraso – não se passou mais do que 7 anos.

Durou pouco, mas foi o suficiente para mudar os rumos do rock e a vida de muitos adolescentes.

Guns N’Roses – Appetite for Destruction

Ouça o disco

  1. Welcome To The Jungle
  2. It’s So Easy
  3. Nightrain
  4. Out Ta Get Me
  5. Mr. Brownstone
  6. My Michelle
  7. Paradise City
  8. Thinking About You
  9. Sweet Child O’ Mine
  10. You’re Crazy
  11. Anything Goes
  12. Rocket Queen
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s