The Strokes – Is this it – 2001

The Strokes

Is this it: disco do The Strokes, de 2001

Colaboração de Igor Muller

Os irmãos Gallagher viravam farinha enquanto o Damon Albarn chorava pela Justine. Billy Corgan oscilava das produções mega polidas ao mau gosto e o Radiohead já estava com os dois pés dentro da bolha. Isso sem contar que o rádio e a MTV entulhava o mundo de nu-metal e velhas músicas novas do Bon Jovi com talkbox do Sambora. O ano era 2001 e o rock precisava outra vez de Nova York.

E, assim, em pouco mais de trinta e sete minutos, Is This It? resolve a questão.  Jogos de guitarra arquitetados na melhor escola de Lloyd e Verlaine, a pulsação da cozinha lembrando alguns momentos do Blondie e aquela crueza na produção, típica do garage rock, marcam o tom do disco.

É preciso notar que, aqui, como nos anos 90, trata-se de uma bruta reciclagem e por isso mesmo o ar de autêntico precisava ser extravasado com uma atmosfera blasé no palco. Mesmo quando Julian Casablancas se derretia com berros de seus amores, isso era amenizado com drives na voz.

A imprensa clamou a nova era do rock e o Strokes de Fab Five. Não tem nada de novo desde que o Badfinger, para os tabloides musicais ingleses, era a grande banda depois dos Beatles. Talvez seja o primeiro grande disco da “era mp3”. E isso, pra mim, não conta com grande novidade.

“Hype. It’s a bitch”, dizia a Pitchfork na resenha mais honesta sobre o álbum. A verdade é que da faixa um até a onze, o disco flui bonito. E de trás pra frente. E em ordem aleatória. É um puta disco!

E se você nunca dançou Last Nite na pista, bom sujeito não é.

The Strokes – Is this it

Ouça o disco

  1. Is this it
  2. The Modern Age
  3. Soma
  4. Barely legal
  5. Someday
  6. Alone, together
  7. Last nite
  8. Hard to explain
  9. When it started
  10. Trying your luck
  11. Take it or leave it
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s