Danger Mouse & Daniele Luppi – Rome – 2011

Danger Mouse & Daniele Luppi

Rome: disco de Danger Mouse & Daniele Luppi, de 2011

Colaboração de Ana Amélia Coelho

Na prateleira de CDs aqui de casa, Rome fica junto de trilhas sonoras – como as de Ennio Morricone, Yann Tiersen ou as músicas dos filmes de Bud Spencer e Terence Hill. Alguém que começa a escutar esse disco sem saber do que se trata, coça a cabeça perguntando-se: “mas essas músicas são trilha de que filme mesmo?”.

E por mais que pense por minutos, não consegue chegar a uma resposta. Mesmo a capa do disco é uma brincadeirinha que engana os desavisados. Isso porque Rome é uma falsa trilha sonora — ou a trilha sonora de um filme que não existe?

O compositor italiano Daniele Luppi juntou-se ao dj americano Danger Mouse (de Gnarls Barkley, Broken Bells e produtor de um monte de gente) em torno de uma ideia maravilhosa: fazer uma releitura das músicas dos filmes de western spaghetti.

Para tanto, eles não fizeram por menos. Gravaram com músicos e instrumentos da época de cada filme, literalmente à moda antiga, como fazia o mestre Morricone. Jack White e Norah Jones cantam algumas das faixas. O trabalho todo de produção e gravação, feito de forma muito delicada e minuciosa, durou cinco anos.

O clima do disco é muito bem reconstruído, o encadeamento dos temas, os interlúdios, as retomadas. Tudo soa como um filme do melhor cinema italiano dos anos 1960 e 1970. Mesmo os títulos das faixas remetem a cenas de faroeste, como The Gambling Priest ou The Matador has fallen.

Para completar o clima de cinema, o CD vem com um encarte em forma de mini-pôster e um site especial sobre o disco, que traz uma animação interativa. Rome é para ouvir sem pular faixas, assim como se assiste um filme sem pular cenas.

Danger Mouse & Daniele Luppi – Rome

Ouça o disco

  1. Theme of “Rome”
  2. The Rose with the Broken Neck
  3. Morning Fog (interlude)
  4. Season’s Trees
  5. Her Hollow Ways (interlude)
  6. Roman Blue
  7. Two Against One
  8. The Gambling Priest
  9. The World (interlude)
  10. Black
  11. The Matador Has Fallen
  12. Morning Fog
  13. Problem Queen
  14. Her Hollow Ways
  15. The World
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s