Amy Winehouse – Back to Black – 2006

Amy Winehouse

Back to Black: disco da Amy Winehouse, de 2006

Colaboração de Gabriela Nunes Barbosa

Lembro de pegar o jornal e ali estavam duas resenhas: uma sobre o disco “Introducing Joss Stone” e outra sobre Back to Black, de Amy Winehouse. Nunca tinha ouvido falar em Amy, e no texto, o autor da resenha dizia que, diferente da Joss Stone – que na capa do álbum aparecia com pinturas pelo corpo – Winehouse tinha tatuagens reais.

Parece bobagem, mas foi exatamente isso que me fez baixar o disco: relacionei as tatuagens “de verdade” com o espírito soul que há tempos não encontrava numa cantora com menos de vinte anos de estrada.

Quando escutei as músicas, pensei o que provavelmente muita gente também pensa quando ouve Amy pela primeira vez: “como que uma voz dessas sai de uma menina branca desse tamaninho?”.

É impressionante a sinceridade e o tom confessional das suas letras, expondo sua fragilidade de maneira imponente. Combinados àquela estética retrô e aos metais (obrigada Dap Kings), com claras influências de girl groups dos anos 1950, chegamos às características de uma verdadeira diva.

E assim eu ia deixando o disco rolar, pra ver qual seria a próxima pedrada. Devo dizer que nessa época pouca gente conhecia Amy Winehouse. Me sentia muito “especial” por ser uma das primeiras da minha roda de amigos a ouvi-la.

Mas isso não durou muito, ainda bem. Porque Back to Black ganhou o gosto da crítica e principalmente do grande público. Um disco obrigatório pra qualquer um que goste de música e que mostra que a esperança de nos depararmos com ótimas cantoras por aí continua sempre viva.

Amy Winehouse – Back to Black

Ouça o disco

  1. Rehab
  2. You Know I’m No Good
  3. Me & Mr Jones
  4. Just Friends
  5. Back To Black
  6. Love Is A Losing Game
  7. Tears Dry On Their Own
  8. Wake Up Alone
  9. Some Unholy War
  10. He Can Only Hold Her
  11. Addicted
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s