Faith no more – The Real Thing – 1989

 Faith no More

The Real Thing: disco do Faith no More, de 1989

Por Leo Morato

Dos maiores arrependimentos que tenho em relação a shows, foi não ter visto o Faith No More no SWU de 2011… Sendo que eu estava lá! Naquele dia, vi várias das melhores bandas do meu estilo e período musical preferido: o grunge e o rock do começo dos anos 90.

Mas a chuva e meu, até então, pouco conhecimento em relação aos autores do disco tema deste post, me fizeram trocar o show dos caras por uma cadeira lá longe, na praça de alimentação. Após tal imbecilidade, foram tantos os que me elogiaram a apresentação deles que resolvi ir atrás e realmente conhecer o Faith No More.

Hoje, me vejo aqui, tentando escolher um disco deles – em que o vocalista seja o Mike Patton – e que eu pule alguma faixa. Não encontrei, com o “homem das mil vozes” ao microfone, cada disco parece uma coletânea. Escolhi The Real Thing por ele já começar com a sapatada na bunda que é From out of nowhere e, perto do fim, fazer uma homenagem ao Sabbath, com War pig – e que, para mim, ficou melhor do que a versão original.

Desempate besta, mas vá lá… Podemos dizer sem um pingo de dó que o Faith No More era pouco mais que nada antes de Mike Patton entrar na banda. A prova disso é o próprio The Real Thing. Das 11 faixas e seus cerca de 55 minutos de rock da mais alta qualidade e ecleticidade, 9 músicas foram compostas por Patton. Só duas não são dele: a regravação já citada do Sabbath e Woodpecker from Mars – que é instrumental e não faria muito sentido ser composta pelo vocalista, certo?

Se o Faith No More saiu do ostracismo e deixou de ser só mais uma banda de rock e passou a ter no comando um homem com inúmeras técnicas vocais, o ponto de virada na carreira do Faith No More foi The Real Thing que, além da já citada From Out Of Nowhere, também tem o maior sucesso da trajetória da banda: Epic.

O moço entrou chutando o balde, mudou a história da banda e de muita gente. Se você não conhece direito Mike Patton e o Faith No More, não faça como eu. Não perca a oportunidade de conhecer o trabalho do “homem de mil vozes”.

Faith no more – The Real Thing

Ouça o disco

  1. From out of nowhere
  2. Epic
  3. Falling to pieces
  4. Surprise! You’re dead!
  5. Zombie Eaters
  6. The real thing
  7. Underwater love
  8. The morning after
  9. Woodpecker from Mars
  10. War pigs
  11. Edge of the world
Comente sobre este disco

