Luiz Gonzaga – Xamego – 1958

Luiz Gonzaga

Xamego: disco de Luiz Gonzaga, de 1958

Por Marcos Lauro

Xamego é disco fundamental para qualquer um que goste de forró. Afinal, é o primeiro LP do “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga, que teve seu centenário recém-comemorado. Mas o fato de ser o primeiro disco não significa que ele era um novato.

Desde 1941 ele já lançava compactos de 78 rotações – um formato que predominava no comércio popular de discos – e já viajava por todo o Brasil. Sua carreira já estava tão consolidada que o segundo disco, lançado no ano seguinte, já tinha um “Luiz Gonzaga canta seus sucessos” no nome, como se fosse uma coletânea.

Não há brasileiro que já não tenha ouvido a pergunta “eu lhe dei vinte mil réis pra pagar três e trezentos, você tem que me voltar…?” de algum repentista, forrozeiro ou comediante na televisão. Você não deu muito valor né? Mas você estava ouvindo Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, um dos maiores ícones da cultura brasileira e, com certeza, o maior nome da cultura nordestina.

Xamego traz mazurcas, forrós pé-de-serra e baião distribuídos por nove faixas – as três últimas foram acrescentadas na reedição do disco lançada em 2000. Dezessete e Setecentos, uma discussão sobre o troco de uma compra mostra que qualquer coisa do dia a dia podia virar um forró dos bons.

Xamego é um disco que traz toda a poesia e a sonoridade sertaneja que pode ter se transformado um pouquinho com o tempo e ir virando outros sons, mas que ainda terá suas raízes no sertão, morando junto com os matutos.

Luiz Gonzaga – Xamego

Ouça o disco

  1. Xamego
  2. Dança Mariquinha
  3. Quer Í Mais Eu? (Quer ir mais eu?)
  4. Três E Trezentos
  5. Galo Garnizé
  6. 17 E 700 (Dezessete E Setecentos)
  7. Cortando Pano
  8. O Xamêgo Da Guiomar
  9. Perpétua
  10. Bamboleado
  11. O Torrado Da Lili
  12. Penero Xerém
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s