Aerosmith – Nine Lives – 1997

Aerosmith

Nine Lives: disco do Aerosmith, de 1997

Por Leo Morato

Há bandas de uma única música, há bandas de um único disco e há bandas que, mesmo tendo uma carreira longa, sempre lançam novos sucessos comerciais e de crítica. O Aerosmith se enquadra no terceiro caso e ainda, após quase 30 anos de carreira, lançou um álbum mais raro ainda: daqueles que, de tão bons, podemos confundir com coletâneas.

Para ouvir tudo de bom que a turma do pai da Liv Tyler (sim porque ela é mais “marcante” que o Steve) já fez, você realmente precisa ouvir a discografia deles inteira. Mas se você quer ouvir alguns dos maiores hits dos anos 90 – não só da banda, mas do rock dos anos 90 mesmo – ouça Nine Lives.

O Aerosmith surgiu tentando imitar os Rolling Stones. Os próprios caras da banda já disseram isso inúmeras vezes. O Aerosmith, assim como o Kiss, nunca fez questão de esconder o motivo de montar uma banda: ganhar dinheiro e mulheres. Simples e direto assim. Estas duas bandas mostraram – além de sinceridade – que é possível ser “comercial” e ter qualidade.

Quando se tem talento, experiência e esperteza, sempre é possível se reinventar. O Aerosmith não só se reinventou com o lançamento do seu 12º disco (!!), como abafou o cenário da música pop do final dos anos 1990. De Full circle a Pink, todos os clipes de faixas desse disco fizeram enorme sucesso na MTV – nos áureos tempos da emissora.

Nine Lives, junto com sua comunicação visual composta pelos clipes de suas faixas, criou uma nova geração de fãs da banda. Quem era adolescente nos anos 1990 sabe do que estou falando quando se lembra das imagens que acompanham Hole in my soul e sua história sobre um adolescente que sofria bullying e era rejeitado pelas garotas.

Para artistas que caíram no ostracismo ou que não souberam cativar as novas gerações, Nine Lives e a carreira do Aerosmith são o grande case a ser estudado. Vida longa a Steven Tyler e seus amigos (e sua filha)!

Aerosmith – Nine Lives

Ouça o disco

  1. Nine lives
  2. Falling in love
  3. Hole in my soul
  4. Taste of india
  5. Full circle
  6. Something’s gotta give
  7. Ain’t that a bitch
  8. The farm
  9. Crash
  10. Kiss your past good bye
  11. Pink
  12. Attitude adjustment
  13. Fallen angels
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s