Santana – Supernatural – 1999

 Santana

Supernatural: disco do Santana, de 1999

Por Marcos Lauro

O guitarrista Carlos Santana andava meio esquecido. Os amantes da música latina e da guitarra ainda o tinham como herói, mas ele não lançava trabalhos significativos há alguns anos – seu último disco de ouro nos Estados Unidos havia sido em 1982.

Mas em 1999, com a mudança de gravadora, da Columbia/Polydor para a Arista, surgiu a oportunidade de gravar um disco diferente, juntando boa parte da nova geração da música. O que resultou dessa mistura foi um disco que parece uma coletânea.

Supernatural ganhou 15 vezes disco de platina nos Estados Unidos e vendeu 30 milhões de unidades em todo o mundo. Estão lá, em participações especiais, Dave Matthews, Everlast, Rob Thomas, Lauryn Hill, Wyclef Jean, Eagle-Eye Cherry, Maná… ou seja, todo mundo que estava bombando no fim da década de 1990.

A entrega de Santana para esse disco foi tão grande que esses “novos” artistas tiveram a chance não só de escreverem suas músicas como alguns também as produziram (caso de Lauryn Hill e Wyclef Jean, mais precisamente).

Smooth, com Rob Thomas, é música que se ouve até hoje nos melhores karaokês. Do You Like the Way (da já citada Lauryn) traz de tabela um ainda desconhecido Cee-Lo Green, que anos depois se tornaria famoso com o Gnarls Barkley e sua carreira solo.

O disco termina com um espaço reservado para os velhinhos: Eric Clapton e Santana fazem um bonito duelo de guitarras em The Calling, daquelas faixas longas (12 minutos) que você não reclama de ouvir. Até porque, você precisa abaixar a poeira depois de tanto hit um atrás do outro. Isso porque nem falei de Corazón Espiñado, que teve até versão sertaneja aqui no Brasil…

Supernatural é um disco futurista, que à época, nos mostraria tudo o que de melhor surgiria na música mundial nos próximos anos. Gracias, Carlos!

Santana – Supernatural

Ouça o disco

  1. (Da Le) Yaleo
  2. Love Of My Life Feat. Dave Matthews
  3. Put Your Lights On Feat. Everlast
  4. Africa Bamba
  5. Smooth Feat. Rob Thomas
  6. Do You Like The Way Feat. Lauryn Hill & Cee-Loc
  7. Maria Maria Feat. Product G&B
  8. Migra
  9. Corazon Espiñado Feat. Maná
  10. Wishing It Was Feat. Eagle-Eye Cherry
  11. El Farol
  12. Primavera
  13. The Calling Feat. Eric Clapton
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s