Green Day – Dookie – 1994

Green Day

Dookie: disco do Green Day, de 1994

Por Marcos Lauro, com colaboração de Ícaro Gonçalves.

Ah, a adolescência! Hormônios pedem som alto, num nível que desafie o sistema (“sistema”, no caso, representado por minha avó mandando abaixar o som). E estava lá o Green Day para se prestar a esse papel.

O Green Day foi a porta de entrada de muita gente para o punk rock, mais até do que o Nirvana – que fez mais sucesso, mas era mais “difícil” para alguns ouvidos.

Este foi um dos primeiros discos que comprei. Juntei um dinheiro que ganhei de presente no meu aniversário de 13 anos, em março de 1997. Fui a uma loja, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, e comprei Dookie, do Green Day. Cheguei em casa e coloquei para ouvir todas as 14 faixas de uma só vez.

Conhecia Basket Case, She e When I Come Around – que tocavam em looping infinito na MTV e nas rádios rock da época. Apesar de Dookie ter sido o terceiro disco do Green Day, foi o primeiro para grande parte dos fãs, que só conheciam a banda pela tv ou rádio.

Dookie é tão bom que parece uma coletânea e surpreende a cada faixa. O disco dura pouco menos de 40 minutos, que se passam em menos de 20 minutos. Sons diretos, rápidos, sem enrolação. Solo de guitarra? Nem pensar. No máximo, um baixo um pouco mais trabalhado (como na explosiva Longview).

20 anos após esta “experiência”, o Green Day já é uma banda que mudou bastante, ganhou Grammys, fez uma “ópera rock” e tem letras com críticas políticas e sociais. O Green Day evoluiu e amadureceu, assim como seus fãs. Afinal, ninguém terá tem 13 anos para sempre.

Green Day – Dookie

Ouça o disco

  1. Burnout
  2. Having A Blast
  3. Chump
  4. Longview
  5. Welcome To Paradise
  6. Pulling Teeth
  7. Basket Case
  8. She
  9. Sassafras Roots
  10. When I Come Around
  11. Coming Clean
  12. Emenius Sleepus
  13. In The End
  14. F.O.D.
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s