Caetano Veloso – Transa – 1972

Caetano Veloso

Transa: disco de Caetano Veloso, de 1972

Colaboração de Mônica Herculano

Eleito pela Rolling Stone Brasil como o 10º melhor disco brasileiro de todos os tempos, Transa foi gravado em Londres, durante o exílio de Caetano Veloso – o que provavelmente justifica as letras com muitas referências à Bahia e à música brasileira, e muita nostalgia – embora no livro Verdade Tropical ele tenha dito que já havia superado a tristeza profunda por estar exilado.

Chamou Jards Macalé para a direção musical e para tocar violão e guitarra; o baixista Moacir Albuquerque; Tutty Moreno para a percussão; e Áureo de Sousa para a bateria (aqui uma matéria muito legal d’O Globo com os músicos relembrando histórias da época, como quando tocaram o disco num trio elétrico em Londres).

Foi o primeiro LP de grupo de Caê, conforme declarou posteriormente em entrevista ao Jornal do Brasil. Gravado, segundo ele, “quase como um show ao vivo”. Talvez esse clima mágico de músicos totalmente entrosados em um estúdio, colocando toda a sua alma nos instrumentos e na voz, sem edição, seja uma das coisas que mais me encanta no disco.

Desde a primeira até a sétima faixa, a sensação é de uma viagem, o que pra mim dá total sentido ao título do álbum – não encontrei informações definitivas sobre a origem de seu nome. As letras que se perdem entre o inglês e o português, os ritmos que embalam, a sequência de interpretações únicas de Caetano, completamente solto, fazem com que eu simplesmente feche os olhos e não pule uma faixa de Transa.

Caetano Veloso – Transa

Ouça o disco

  1. You Don’t Know Me
  2. Nine Out of Ten
  3. Triste Bahia
  4. It’s a Long Way
  5. Mora na Filosofia
  6. Neolithic Man
  7. Nostalgia (That’s What Rock’n Roll Is All About)
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s