Curumin – Japan Pop Show – 2008

Curumin

Japan Pop Show: disco do Curumin, de 2008

Por Marcos Lauro

Curumin é o nome artístico de Luciano Nakata, músico nascido numa família formada pela mistura da cultura espanhola com a cultura japonesa. E assim, à base de misturas inusitadas, é que Curumin construiu seu trabalho artístico.

Se você acompanha minimamente a música brasileira e não tinha ouvido falar de Curumin, esse foi o ponto de virada da música brasileira neste século. Mais precisamente em 2008.

Japan Pop Show brinca com o nome do famoso programa de karaokês que era exibido na TV nas manhãs de domingo e também com o fato de Curumin – ou melhor, Luciano – ser neto de japoneses.

A mistura não para na árvore genealógica de Curumin. O disco abusa de samplers e citações para construir um universo que tem MPB, black, rap, funk e até frevo (Magrela Fever, um hino para quem curte as bikes, tem essa pegada e um refrão poderoso, grudento).

As letras têm ótimas tiradas e um humor ímpar, daquele tipo em que você vai sacando os significados a cada ouvida. Compacto é a mais conhecida do disco, mas Kyoto, Mal Estar Card e Caixa Preta – com a participação BNegão e Lucas Santana – também detonam.

Se você nunca ouviu Curumin, prepare-se: Mistério Stereo é uma das baladas mais bonitas que você já ouviu e ouvirá na sua vida, eu garanto. Se você se diz crítico/dj/entendedor musical e não percebeu ou não deu valor ao trabalho de Luciano Nakata, você deu uma grande bola fora. Ouça e deleite-se.

Curumin – Japan Pop Show

Ouça o disco

  1. Salto no vácuo com joelhada
  2. Dançando no escuro
  3. Compacto
  4. Magrela Fever
  5. Kyoto
  6. Japan Pop Show
  7. Misterio Stereo
  8. Saida Bangú
  9. Mal Estar Card
  10. Caixa Preta
  11. Sambito
  12. Esperança
  13. Fumanchú
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s