Paul McCartney – McCartney II – 1980

Paul McCartney

McCartney II: disco de Paul McCartney, de 1980

Por Marcos Lauro

Imagine você uma trombada entre os Beatles e o Kraftwerk. Entre mortos e feridos, sai McCartney II, um disco que, em algumas faixas, junta o pop – tão bem conhecido de Paul – e a música eletrônica – coisa dos robozinhos do Krafwerk – de uma forma surpreendente. Antes de lançar New, o mais recente álbum, Paul McCartney se viu alvo de boatos que diziam que o disco teria influências eletrônicas. Fãs ficaram apreensivos. Mas os que ficaram apreensivos nunca ouviram McCartney II.

O disco abre com sua faixa mais pop; “Coming Up” não entrega o que vem pela frente. Mas a segunda faixa, “Temporary Secretary”, vem para abalar as estruturas. O sintetizador come solto, a letra não faz sentido algum e a música, ainda hoje, espanta. É Paul McCartney clubber na sua essência!

Pra confundir ainda mais, a terceira faixa é um blues: “On the Way”. Na sequência, “Waterfalls” é uma daquelas baladas que só um beatle produziria. “Nobody Knows” tem ares country. Em “Front Parlour”, instrumental, voltam as experimentações eletrônicas.

McCartney II é experimental, literalmente. Paul estava com novos equipamentos de estúdio e, por isso, resolveu testar as possibilidades que tinha à mão. Tanto é que a primeira música a ser gravada no estúdio novo tem o nome de “Check my Machine”.

Duas curiosidades sobre essa faixa: ela não foi lançada em McCartney II, saiu em single e depois foi incorporada como bônus nos relançamentos do disco. Outra curiosidade é que a música caiu no gosto dos brasileiros e tocava muito nos baile blacks (!!!) da época. Hoje, “Check My Machine” é um clássico das pistas e serve para dar aquela levantada na audiência.

Paul McCartney – McCartney II

Ouça o disco

  1. Coming Up
  2. Temporary Secretary
  3. On The Way
  4. Waterfalls
  5. Nobody Knows
  6. Front Parlour
  7. Summers Day Song
  8. Frozen Jap
  9. Bogey Music
  10. Darkroom
  11. One of These Days
  12. Check My Machine
  13. Secret Friend
  14. Goodnight Tonight
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s