Boss AC – Para os Amigos – 2012

Boss AC

Para os Amigos: disco do Boss AC, de 2012

Por Marcos Lauro

Sempre que fico sabendo que um amigo vai viajar para o exterior, eu faço um pedido: um CD de rap ou black music local. Isso, somado a algumas pesquisas paralelas, já me renderam rap alemão, black music búlgara e rap egípcio.

Há alguns meses, um amigo foi para Portugal e, claro, fiz o pedido. Ele me trouxe o CD de um rapper português chamado Boss AC – que eu, sinceramente, não conhecia. Foi amor ao disco à primeira ouvida. Até hoje, é um nome que bomba lá no meu perfil da Last.fm.

As letras se parecem um pouco com o rap que conhecemos no Brasil: crítica social, letras sobre auto-estima e observações sobre o cotidiano. Os exemplos são Sexta-Feira (Emprego Bom Já) – que tem uma pegada rock and roll muito boa -, Tu És Mais Forte, – com um refrão bem pegajoso – e P da C – essa tem uma história curiosa.

Por conta do sotaque português, pensei, na primeira ouvida, que o Boss AC falava “a puta da Cris” na música e eu, claro, já estava aqui fazendo mal juízo da tal da Cris. Não, ele diz “a puta da crise”, porque é uma música sobre a crise econômica que abalava a Europa na época. Ora, pois! Desculpa, Cris, ó pá!

Em Para os Amigos tem até espaço para baladinha R&B em inglês em You’re My Baby, um som que passaria como sendo de qualquer rapper norte-americano bombado na mídia. Destaque para o sampler de salsa de Dor de Barriga e para a inspiração lusitana-raiz em Deixou-Me, uma música linda de doer.

Boss AC é mais um exemplo de como é possível conhecer o mundo – e novas culturas – por meio da música.

Boss AC – Para os Amigos

Ouça o disco

  1. Gajo Normal
  2. Tástabater
  3. Tu És Mais Forte
  4. Sexta-Feira (Emprego Bom Já)
  5. Problemas De Confiança
  6. Dor De Barriga
  7. Deixou-Me
  8. P Da C
  9. You’re My Baby
  10. Um Brinde À Amizade
  11. Laia
  12. Tu És Mais Forte (Versão Banda)
  13. Li Kê Terra
Comente sobre este disco

