Michael Jackson – Thriller – 1982

Michael Jackson

Thriller: disco de Michael Jackson, de 1982

Por Marcos Lauro

Bem, é chegada a hora. Acho que esse site já é grandinho o suficiente para falar do melhor disco da história da cultura pop. Dá pra fazer um texto sobre esse álbum só falando de números.

Como um PVC da música, eu falaria sobre as 100 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos, o recorde de oito Grammys em 1984, o topo das paradas de pelo menos 10 países e a permanência do disco na parada da Billboard ATÉ HOJE (Thriller ficou na 52ª posição na Billboard em 2013)… mas não, vamos pôr mais sentimento nisso aqui.

Thriller fez com que cada criança nos anos 1980 ensaiasse uns passinhos na frente do rádio. Michael Jackson mudou a visão que as pessoas tinham sobre a dança e mostrou que pode ser um troço fácil de se fazer (não que eu concorde, não mexo um tendão no ritmo, mas vá lá).

Michael mudou também o conceito de video-clipe, com um curta-metragem que é um clipe e vice-versa. Experimente contar quantas vezes você já viu o clipe de “Thriller” inteiro… mais de uma dezena, facilmente.

O disco começa manso e as três primeiras faixas meio que preparam o terreno para que Thriller – a música nome do disco – ataque. Depois que chegamos à icônica faixa-título, o álbum traz Beat It e Billie Jean numa tacada só. Pura ignorância! Pra quê isso, Michael?

Antes disso tudo, ainda tem até Paul McCartney na belíssima e engraçada The Girl is Mine, que revolucionou essa coisa triste de não haver grandes clipes com negros e brancos na TV – ainda nos anos 1980(!!). Além das quebras de tabu, ainda temos a linda música Human Nature, que vale muito a pena até na versão em português, gravada pela Dulce Quental (é sério!).

Talvez, se Michael Jackson não tivesse pirado tanto, ele poderia repetir o impacto de Thriller. O disco seguinte, “Bad”, já é bem mais fraco e não tem faixas tão poderosas. Depois, degringolou de vez e deu no que deu.

Durou pouco, mas foi suficiente para fazer história. O suficiente para ser “só” o eterno Rei do Pop.

Michael Jackson – Thriller

Ouça o disco

  1. Wanna Be Startin’ Somethin’
  2. Baby Be Mine
  3. The Girl Is Mine
  4. Thriller
  5. Beat It
  6. Billie Jean
  7. Human Nature
  8. P.Y.T. (Pretty Young Thing)
  9. The Lady In My Life

 

Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s