André Abujamra – Mafaro – 2010

André Abujamra

Mafaro: disco do André Abujamra, de 2010

Por Marcos Lauro

Mafaro é megalomaníaco. E isso é um elogio.

Em sua história, André Abujamra nunca se contentou somente com a música. Quando criança, não queria tocar o que estava pronto e dava um toque performático ao criar suas próprias canções, para o desespero da professora de piano.

Nos “Mulheres Negras”, formado em dupla com Maurício Pereira, entrou o teatro, o humor. O Karnak e sua primeira formação, com 13 músicos, duas baterias e um cachorro, igualou a performance à música, em importância. Já na carreira solo, essa característica só se reforçou.

Ele explica que o nome do disco quer dizer “alegria” na língua do Zimbabue. Mas em termos de línguas, André não tem nenhuma credibilidade. Ele, que já inventou um idioma (o davadara), pode ter sacado essa palavra de sua mente, dado um significado qualquer e atribuído ao pobre Zimbabue.

Mas isso não tem importância nenhuma quando se trata do resultado: o som. Um disco megalomaníaco não podia se transformar em menos: um show-filme. Dez músicos no palco (mais um VJ) e quatro telões transformaram o som num apanhado de vídeos Creative Commons que, somados às cenas gravadas especialmente para o show, criam uma atmosfera grandiosa e cheia de informação.

Afinal, pra onde olhar? Para o André? Para o naipe de metais? Para qual das três telas do fundo do palco? Para a tela menor, em que os artistas “convidados” aparecem holograficamente? Durma com um barulho desses…

Mafaro, o disco, foi gravado em mais de 12 estúdios diferentes. Fora os sons captados em gravadores portáteis. Mafaro, o show-filme, tem a participação virtual de quase uma dezena de artistas.

E a obra, como um todo, reflete os tempos atuais, em que retalhos aparecem na nossa frente, na internet. E cada um que se vire para formar um conjunto completo de referências e influências.

Parece que André conseguiu. Com ajuda valiosa do Rapidshare, do BitTorrent e do PirateBay…

André Abujamra – Mafaro

Ouça o disco

  1. Origem
  2. Imaginação
  3. Lexotan
  4. A pedra tem vida
  5. Uma a uma
  6. O amor é difícil
  7. Tem luz na cauda da flecha
  8. Logun Edé
  9. Daunloudaram
  10. Abuxiscuruma
  11. Duvião
  12. Mafaro
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s