Criolo – Nó na orelha – 2011

Criolo

Nó na orelha: disco do Criolo, de 2011

Por Leo Morato

Quando um artista e sua obra fogem ao padrão de comportamento e ao estereótipo do rótulo ao qual ele foi enquadrado, costumam acusá-lo de “trair o movimento”.

Tal acusação seria ainda mais fácil e comum de se fazer a compositores de músicas de protesto como Criolo. Sim, porque poderíamos enquadrá-lo como rapper, mas não é só isso. Pelo contrário: é muito mais!

Criolo faz músicas de protesto, mas não são só músicas de protesto. É uma salada criativa que coloca rap, jazz, soul, funk, samba, rock… tudo junto e de uma forma absurdamente criativa.

Levar a música da periferia para todas as classes sociais – inclusive as mais altas – sem esquecer as raízes, sem esquecer porquê está alí e quem o levou até lá, é pra raros e criativos seres humanos.

Com Nó na orelha – mais especificamente em Bogotá – Criolo consegue falar do caminho que a cocaína faz, saindo das fazendas colombianas até a mão do aviãozinho brasileiro de forma mais sutil que Chico Buarque brincando com o “Cálice” da ditadura. Transforma a rotina da favela em brincadeira literária em Subirusdoistiozin.

Não existe amor em SP (prêmio de melhor canção de 2011 segundo a MTV), Freguês da meia-noite, Grajauex, Samba Sambei… Não há faixa que não surpreenda por seu caminhão de criatividade aplicados na composição, melodia e execução.

Nó na orelha foi eleito pela Rolling Stone o melhor disco brasileiro de 2011. Há quem diga que é um “hip hop leite com pêra”, mas que mal tem levar a cultura da periferia aos ouvidos e olhos de quem está “acostumado com sucrilhos no prato”?

Criolo – Nó na orelha

Ouça o disco

  1. Bogotá
  2. Subirusdoistiozin
  3. Não existe amor em SP
  4. Mariô
  5. Freguês da meia-noite
  6. Grajauex
  7. Samba sambei
  8. Sucrilhos
  9. Lion man
  10. Linha de frente
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s