Rita Lee – Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida – 1972

Rita Lee

Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida: disco de Rita Lee , de 1972

Por Marcos Lauro

No começo da década de 1970, o Brasil tinha apenas dois estúdios de gravação profissionais e o início de uma demanda muito grande, tanto por parte das grandes gravadoras quanto por conta do mercado publicitário.

Então, o Grupo Estado, que já tinha a rádio Eldorado, resolveu investir nesse mercado e, em 1971, abriu o Estúdio Eldorado, na Rua Major Quedinho, 76. E com um importante detalhe: era o primeiro estúdio da América Latina a ter uma mesa de 16 canais.

Com o estúdio montado, seria interessante ter uma banda que testasse todas as possibilidades e limites dos modernos equipamentos. Assim, chegou-se a um nome: Os Mutantes.

Mas havia um problema: o disco sairia em 1972. A banda já havia lançado o álbum “Mutantes e Seus Cometas no País do Baurets e o contrato com a Polydor só permitia um lançamento por ano. A solução: gravar e lançar como se fosse um disco solo da sua vocalista, Rita Lee.

Assim nasceu Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida, que se tornou o último disco gravado pela formação original d’Os Mutantes. Logo depois, Rita Lee partiria para a carreira solo de verdade e Os Mutantes seguiriam pelo caminho da psicodelia.

O disco é, como não podia deixar de ser, experimental, tanto por ter um estúdio moderno nas mãos quanto pelo perfil da própria banda, sempre dedicada a fazer o que nunca foi feito.

Toda a irreverência do grupo está condensada nestas 10 faixas. Tem até samba: Teimosia, com sua bateria alucinante e um diálogo surreal. A voz de Rita Lee brinca com a tecnologia disponível: vai de um lado para o outro nos falantes, ganha efeitos. Sem contar que… como era doce a voz da Rita!

Abro parênteses. “Cê tem que ser maluco”, prega a faixa Fique Comigo. Se Os Mutantes têm uma marca registrada, é essa coisa de brincar com a insanidade. Dizem que eles eram loucos. Fecho parênteses.

O samba volta em Amor Branco e Preto, uma composição de Arnaldo Baptista e Rita Lee sobre o Corinthians. Uma narração de um jogo de futebol brinca com nossos ouvidos, indo e voltando, indo da direita para a esquerda, enquanto o sambinha meio debochado fala sobre seu amor pelo Timão com um sotaque paulistano bem carregado.

No final da faixa Tapupukitipa, aparece uma conversa entre todos os Mutantes, que discutem sobre os tais 16 canais da mesa, sobre como o vocal deve aparecer na música e outros detalhes técnicos. Uma forma de evidenciar que aquilo não passava de um grande laboratório para eles fazerem seus experimentos.

O disco termina com uma frase depois de uma longa microfonia: “Cê entendeu?”.

Cê entendeu?

Rita Lee – Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida

Ouça o disco

  1. Vamos Tratar da Saúde
  2. Beija-me Amor
  3. Hoje É o Primeiro Dia do Resto da Sua Vida
  4. Teimosia
  5. Fique Comigo
  6. Amor Branco e Preto
  7. Tiroleite
  8. Tapupukitipa
  9. De Novo Aqui Meu Bom José
  10. Superfície do Planeta
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s