Tropicália – Tropicália ou Panis et Circensis – 1968

Tropicália

Tropicália ou panis et circensis: disco da Tropicália, de 1968

Por Marcos Lauro

Gilberto Gil, Caetano Veloso, Os Mutantes, Nara Leão, Gal Costa e Tom Zé. Esse time, a nata e o que de mais novo existia na MPB na época, se reuniu no fim dos anos 1960 para fundar um movimento: a Tropicália.

Em termos gerais, o movimento se aproveitava da antropofagia, conceito que pega elementos culturais de todo o mundo para criar suas próprias obras e conceitos. E o disco que serviu de base para essa nova ideia foi Tropicália ou Panis et Circensis.

Os nomes citados acima foram apenas a vidraça. Por trás deles haviam compositores, poetas e outros artistas, além do produtor e maestro Rogério Duprat. Ele entendeu essa proposta de misturar para criar e isso é explicitado no disco de forma não menos que genial.

Misere Nobis abre o disco com Gilberto Gil e Coração Materno, de Vicente Celestino, aparece na voz de Caetano Veloso. As duas fazem o clima para que Panis et Circensis mostre a que o disco veio: tirar as pessoas da comodidade, do lugar-comum, da “sala de jantar”.

Depois, pintam alguns hinos como a belíssima Parque Industrial e Baby. As vozes vão se revezando e mostrando uma diversidade que talvez nenhum disco brasileiro tenha mostrado antes. Diversidade de ritmos, estilos, vozes, sotaques…

No final, mais mistura: macumba e catolicismo, com Bat Macumba, uma poesia concretista de Caetano e Gil musicada pelos Mutantes. Para encerrar, o Hino ao Senhor do Bonfim, homenagem ao padroeira da Bahia.

Analise esse disco do ponto de vista que quiser: provavelmente ele será o mais importante da história da música brasileira.

Tropicália – Tropicália ou Panis et Circensis

Ouça o disco

  1. Miserere Nobis
  2. Coração Materno
  3. Panis et Circencis
  4. Lindonéia
  5. Parque Industrial
  6. Geléia Geral
  7. Baby
  8. Três Caravelas (Las Tres Carabelas)
  9. Enquanto Seu Lobo Não Vem
  10. Mamãe, Coragem
  11. Bat Macumba
  12. Hino ao Senhor do Bonfim

Comente sobre este disco