Jards Macalé – Jards Macalé – 1972

Jards Macalé - 1972

Jards Macalé: disco de Jards Macalé, de 1972

Colaboração de João Rossetto

Para esta citação, acabei encontrando fontes que disseram que esse disco foi lançado em 1973, mas o que importa é que foi o primeiro disco do Jards Macalé.

O disco tem essa pegada rock do começo ao fim, apesar de passar por clássicos como Vapor Barato cantado à capela e numa melancolia pura, além de composições de vários parceiros de Macalé, como Gilbero Gil (A Morte), Torquato Neto (Let’s Play That) e Luiz Melodia (Farrapo Humano).

Jards Macalé também tem preciosidades como Farinha do Desprezo, a primeira faixa, com um ritmo todo quebrado, passeando pelo rock, jazz e samba.

A música Revendo amigos sempre fez parte do repertório de Jards e foi a primeira música que toquei com minha antiga banda. Já foi censurada diversas vezes, com seus versos que ofendiam a “ordem” do Regime Militar.

Há cerca de dez anos, pouco antes de vir morar em São Paulo, conheci  Lanny Gordin. Só muito tempo depois descobri que era ele quem tocava baixo e violão solo neste álbum. A coisa aconteceu de ordem inversa.

São poucos discos que consigo ouvir inteiro e menos ainda são os que tenham me influenciado tanto. Não digo apenas musicalmente, mas Jards Macalé me inspira em todas as coisas mesmo. Com voz rouca, fazer piada com a voz não é pra qualquer um.

O LP foi lançado pela gravadora Phillips e retirado de catalogo rapidamente. O disco era totalmente anti-comercial, e não atingiu a vendagem esperada.

A música Hotel das Estrelas, regravada por Gal Costa, diz “Tem os olhos tranquilos, de quem sabe o seu preço”, o que talvez resuma o olhar de Jards Macalé, mesmo que com seu disco censurado e atropelado pelo mercado fonográfico da época, sabia de seu valor e sua importância.

Jards Macalé (o disco, não sabemos do artista) termina com o carioca sozinho, à beira de sua janela, tentando se acalmar enquanto olha para a cidade do Rio de Janeiro.

Jards Macalé – Jards Macalé

Ouça o disco

  1. Farinha do Desprezo
  2. Revendo Amigos
  3. Mal Secreto
  4. 78 Rotações
  5. Movimento dos Barcos
  6. Meu Amor me Agarra & Geme & Treme & Chora & Mata
  7. Let’s Play That
  8. Farrapo Humano – A Morte
  9. Hotel das Estrelas
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s