Portishead – Dummy – 1994

Portishead

Dummy: disco do Portishead, de 1994

Por Marcos Lauro

Em 1994, a cena eletrônica da Inglaterra estava em plena efervescência. O Prodigy já estava no segundo disco e causava com tudo e com todos. O Chemical Brothers se preparava para lançar seu primeiro trabalho, com tons altos e batidas aceleradas – o que se chamou à época de “big beat”. E tinha espaço também para sons mais introspectivos, escuros e por vezes relaxantes. Aí é que entra o Portishead.

Com elementos do hip-hop, a banda criou atmosferas e batidas que fizeram com que Dummy se tornasse um dos pilares do movimento chamado trip-hop. O Postishead é de Bristol, cidade berço deste estilo, que tem o Massive Attack como outro grande nome.

A mistura entre funk, jazz, soul e rap aparece de uma forma limpa e natural, sem exageros de nenhuma das partes. A faixa que abre o disco, “Misterons”, começa com scratches seguidos de uma batida quebrada (quase um drum ‘n’ bass!) e, logo depois, vem a voz de Beth Gibbons, que se tornou a musa dessa época e desse movimento. Mas não aquela musa sexy e cheia de caras e bocas. A voz e o clima que ela proporciona, dentro do conjunto, é o que importa. É daquelas vozes que não precisam de retoques!

O destaque do disco vai, claro, para a faixa que o encerra: “Glory Box”. Com sampler de Isaac Hayes, a música capitaneou essa revolução chill out dentro da música eletrônica e pôs muita gente pra viajar nesse clima que mistura as décadas de 1970 e 1990.

O mesmo sampler foi usado aqui no Brasil, na mesma época, pelos Racionais MCs na faixa “Jorge da Capadócia”. E isso confundiu algumas pessoas a ponto de um repórter da Folha de S. Paulo dizer para Mano Brown que eles tinham sampleado Portishead. “Portis… o quê?”, foi a resposta de Brown.

Portishead – Dummy

Ouça o disco

  1. Mysterons
  2. Sour Times
  3. Strangers
  4. It Could Be Sweet
  5. Wandering Star
  6. It’s a Fire
  7. Numb
  8. Roads
  9. Pedestal
  10. Biscuit
  11. Glory Box
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s