Odair José – O Filho de José e Maria – 1977

Odair José

O Filho de José e Maria: disco de Odair José, de 1977

Por Marcos Lauro

Na metade da década de 1970, Odair José era um dos principais nomes da gravadora Polydor. Seus discos vendiam muito bem e ele conseguia ser certeiro em atingir a massa. Mas houve uma ruptura em 1977: o disco O Filho de José e Maria.

Em 1974, ele havia lançado Lembranças, disco que tinha, entre outros, o sucesso “A Noite Mais Linda do Mundo (Felicidade)”.

Mas Odair José queria mais: inspirado por nomes do rock progressivo, bolou uma ópera rock sobre a vida de um rapaz, o tal filho de José e Maria, que encontra a felicidade aos 33 anos. E não, o personagem principal não é Jesus Cristo – uma fala de Odair, da época, diz que poderia ser até o estilista Clóvis Bornay!

A ideia original do disco continha 24 faixas. A gravadora não topou e ele foi para a RCA, que aceitou lançar o disco com 10 faixas. E, assim, o disco ganhou o mundo! Claro que, comercialmente, foi um fiasco e Odair voltou logo em seguida para suas músicas românticas, que agradavam os ouvidos ou pelo menos eram entendidas pelo seu público.

O Filho de José e Maria é mais um caso de um disco genial, complexo e “difícil” lançado na década de 1970 que teve que esperar pelo menos uma geração para ser compreendido e ouvido em sua plenitude.

Tanto é que, hoje, Odair José apresenta vez ou outra um show que tem como repertório apenas as faixas deste disco. Tornou-se cult e já não era hora! ALELUIA!

Odair José – O Filho de José e Maria

Ouça o disco

  1. Nunca Mais
  2. Não me venda grilos (Por Direito)
  3. Só pra mim, pra mais ninguém
  4. É assim
  5. Fora da Realidade
  6. O Casamento
  7. O Filho de José e Maria
  8. O sonho terminou
  9. De volta às verdadeiras origens
  10. Que Loucura

Um comentário sobre “Odair José – O Filho de José e Maria – 1977

Comente sobre este disco