Stan Getz & João Gilberto – Getz/Gilberto – 1964

Stan Getz & João Gilberto

Getz/Gilberto: o disco de Stan Getz & João Gilberto, de 1964

Por Marcos Lauro

Getz/Gilberto, lançado em 1964, juntou os talentos de Stan Getz e João Gilberto e fez com que composições de Tom Jobim ganhassem vida no mercado norte-americano.

João Gilberto e Tom Jobim já eram conhecidos nos Estados Unidos. Em 1962, aconteceu no Carnegie Hall o Show da Bossa Nova, que apresentou o movimento em Nova York.

Mas o disco Getz/Gilberto reforçou a fama e adaptou a Bossa para o mercado até então estrangeiro. Já Stan Getz, vivia uma péssima fase e o disco serviu para o renascimento da sua carreira.

Quem conhece pelo menos um pouquinho da carreira de João Gilberto sabe das exigências que o baiano tem. Getz/Gilberto, por causa delas, quase não sai! O disco foi gravado em apenas dois dias – 18 e 19 de março de 1963. E o clima nesses dois dias não foi exatamente um mar de rosas.

João Gilberto não concordava com as decisões de Stan Getz. No livro Chega de Saudade, de Ruy Castro, há relatos de que João Gilberto chamava Stan Getz de “burro” durante as gravações. Como Getz não entendia português e Tom Jobim não traduzia, ficava tudo por isso mesmo.

Nem na hora de escolher os melhores takes, que deveriam entrar no disco, eles concordavam. Uma coluna do jornal O Globo da época chegou a dizer que João Gilberto proibiria o lançamento do disco por não concordar com a forma como foi feito.

Ainda bem que, no final, tudo deu certo. E o disco só não foi parar direto no primeiro lugar das paradas norte-americanas porque um tal de Beatles ocupava o posto na época.

Stan Getz & João Gilberto – Getz/Gilberto

Ouça o disco

  1. Girl From Ipanema
  2. Doralice
  3. Para Machuchar Meu Coracao To Hurt My Heart
  4. Desafinado
  5. Corcovado (Quiet Nights)
  6. Só Danço Samba
  7. O Grande Amor
  8. Vivo Sonhando (Dreamer)
  9. It Might As Well Be Spring
  10. Eu e Você (Me & You)
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s