Zé Ramalho – Zé Ramalho – 1978

Zé Ramalho

Zé Ramalho: disco do Zé Ramalho, de 1978

Colaboração de Paulo Rezende

Um dos cantores mais “parrudos” em questão de musica nacional e dos raros que transita por todos os estilos musicais e na companhia dos artistas mais diferentes possíveis. De Elba Ramalho a Sepultura, Zé Ramalho é sempre uma ótima companhia e está sempre em ótimas companhias.

Zé Ramalho – ao lado de Alceu Valença, Gonzaga e Raul Seixas – é dos principais e melhores representantes da cultura do Nordeste brasileiro. E conseguiu revolucionar a música nacional.

Zé Ramalho, o álbum inaugural  de sua carreira solo do cantor paraibano, lançado no ano de 1978, é brilhante e já mostrou logo de cara a ecleticidade do artista. Três anos antes, Zé Ramalho havia lançado o disco Paêbiru, ao lado de Lula Cortes, sob o nome de “Zé Ramalho da Paraíba”.

Faixas como Avôhai, Vila do Sossego, Chão de Giz e A Dança das Borboletas se tornaram seus grandes clássicos presentes em todas as suas coletâneas ou shows – mesmo com sua voz não tão grave, na época, em comparação com seu timbre atual.

A musica “Avôhai” foi uma homenagem de Zé Ramalho para o seu avô, pois o mesmo o criou após a morte de seu pai, quando o cantor tinha apenas dois anos de idade. Zé Ramalho admitiu ter tido a inspiração para esta música sob o efeito de cogumelos alucinógenos que fizeram com que ele acreditasse que uma nave espacial estava sussurrando em seu ouvido a palavra “Avôhai”. A junção de Avô e Pai.

Apesar de eclético e psicodélico, Zé mostra suas raízes e a essência da sua identidade e de sua terra em faixas como A noite Preta, que traz sons de acordeons e triângulos e uma mistura distorcida do forró, enfatizando: este é um álbum que vem do Nordeste.

Zé Ramalho – Zé Ramalho

Ouça o disco

  1. Avôhai
  2. Vila do Sossego
  3. Chão de Giz
  4. A Noite Preta
  5. A Dança das Borboletas
  6. Bicho de 7 Cabeças
  7. Adeus Segunda-feira Cinzenta
  8. Meninas de Albarã
  9. Voa, Voa
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s