Michael Jackson – Off the Wall – 1979

Michael Jackson

Off the Wall: disco do Michael Jackson, de 1979

Por Marcos Lauro

O ano era 1979 e Michael Jackson já era conhecido do grande público. Afinal, desde criança ele estava na TV e no rádio com Jackson 5, depois The Jacksons e finalmente sua carreira solo, que já havia conseguido singles de sucesso como “Got to be There” e “Ben”. Mas podemos dizer que a vida adulta de Michael Jackson (se é que isso foi possível um dia) começa aqui.

Esse é o primeiro trabalho da parceria entre Jackson e Quincy Jones. Eles se conheceram nos bastidores do musical The Wiz e Quincy, impressionado com a performance do garoto, topou.

Diferente dos discos anteriores, Off the Wall sai do universo da Motown (literalmente, já que foi lançado pela gravadora Epic) e traz a sonoridade não apenas atual para época como à frente do seu tempo. Os arranjos levam à disco music, que bombava, e também ao rock, à soul e ao R&B de uma forma natural e surpreendente.

Don’t Stop ‘till Get Enough (obrigado, Vídeo Show!) é um cartão de visitas e tanto. Rock with You desce um pouco o tom, mas mostra que as baladas estão aí tão poderosas quanto antigamente. Workin’ Day and Night acelera os BPMs de novo e mostra que o tal “trabalhando noite e dia” funcionou.

Outras músicas que merecem um repeat são: Off the Wall (desencoste-se dessa parede e vá dançar, a vida não é tão ruim assim, diz Michael), I Can’t Help It (mais uma balada de sangrar corações) e Burn the Disco Out, que encerra o disco de forma apoteótica e lembra o final da fase dos The Jacksons e sua Blame it on the Boogie.

Tente pegar a versão de Off the Wall que saiu em 2001, remasterizada. Lá existem versões demo de algumas das faixas e você vai reparar que as ideias originais das músicas, ainda sem produção, são quase tão boas quanto às versões finais, que saíram no disco.

Mais que tapete vermelho para a carreira solo de Jackson e o Thriller, que viria na sequência, Off the Wall é um tratado sobre o que era e como era a música pop no fim dos anos 1970. E ainda é um disco que mostra toda a importância de um bom produtor, que entende o artista produzido e é capaz de criar obras-primas em conjunto com ele.

Isso é coisa de gênio!

Michael Jackson – Off the Wall

Ouça o disco

  1. Don’t Stop ‘Till You Get Enough
  2. Rock With You
  3. Workin’ Day And Night
  4. Get On The Floor
  5. Off The Wall
  6. Girlfriend
  7. She’s Out Of My Life
  8. I Can’t Help It
  9. It’s The Falling In Love
  10. Burn This Disco Out
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s