
You’ve Come a Long Way, Baby: disco do Fatboy Slim, de 1998
Por Marcos Lauro
No começo dos anos 1990, o que dominava a música eletrônica era a chamada Eurodance – que chamamos informalmente aqui de “poperô”. Era o estilo que estava nas rádios e nas baladas. A partir de 1996, um outro estilo com as mesmas ambições populares aparecia para aproveitar o vácuo deixado pela Eurodance: o Big Beat.
Baseado na Inglaterra, o Big Beat era um estilo de música eletrônica para festas e multidões. E um dos grandes nomes desse movimento era – e ainda é – o Dj e produtor Fatboy Slim, junto com outros nomes como Chemical Brothers e Prodigy – cada um com suas diferentes influências e alcances.
Fatboy Slim soltou em 1998 o disco You’ve Come a Long Way, Baby, talvez a obra mais completa e universal do Big Beat. “Right Here, Right Now” abre o disco apresentando as colagens, samplers e beats que Fatboy Slim propõe. É trilha sonora de rave, é grandiosa e épica.
A segunda faixa é o grande hit do disco e música que marcou essa geração, “The Rockafeller Skank“. O outro grande hit do disco é “Praise You“, com sampler de Camille Yarbrough (“Take Yo’ Praise”), que empresta um de seus versos para o nome do disco. Com a hipnótica “Acid 8000”, o disco acaba com o mesmo clima de rave com o qual começou.
É deixar o CD rolando que ele se encarrega de preencher o ambiente.
Fatboy Slim – You’ve Come a Long Way, Baby
- Right Here, Right Now
- The Rockafeller Skank
- Fucking In Heaven
- Gangster Tripping
- Build It Up – Tear It Down
- Kalifornia
- Soul Surfing
- You’re Not From Brighton
- Praise You
- Love Island
- Acid 8000