Roberto Carlos – Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura – 1967

Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura

Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura: disco de Roberto Carlos, de 1967

Por Marcos Lauro

Se Elvis Presley e os Beatles, além do estrondoso sucesso na música, já eram estrelas dos seus próprios filmes, porquê o nosso rei, Roberto Carlos, também não se aventuraria pelas telonas?

Para a sua estreia, Roberto contou com a direção do seu xará, Roberto Farias. O filme faria jus ao nome e colocaria Robertão em diversas enrascadas, todas sem dublê. Uma das cenas mais famosas é a que mostra Robertão sobrevoando a cidade do Rio de Janeiro de helicóptero – e passando, inclusive, por dentro de um túnel.

Roberto também ensaiava uma mudança de estilo. Com o esgotamento da Jovem Guarda já próximo, ele aposta num repertório mais adulto, rock ‘n’ roll. O filme mistura em sua trilha as músicas do disco e também de fases anteriores.

O disco é uma obra-prima, daquelas que parecem uma coletânea. Com acompanhamento de Renato & Seus Blue Caps e Lafayette no teclado, Roberto mescla temáticas mais leves (próprias da Jovem Guarda) com letras mais adultas (uma amostra do que viria pela frente).

Eu Sou Terrível, a única dobradinha Roberto/Erasmo do disco, abre seguida de Como é Grande o meu Amor por Você e Por isso Corro Demais. De tirar o fôlego! Não é sem motivo que a trilha entrou com folga na lista de 100 melhores discos nacionais de todos os tempos, na Rolling Stone!

Quando mostra um Roberto raivoso, quase vingativo, com mágoa da ex. Coisa que não acontecia nos tempos quase infanto-juvenis de Jovem Guarda. O mesmo acontece em Você Não Serve Pra Mim, que foi regravada pelo Ira! e voltou às paradas nos anos 1990.

O Sósia é totalmente Jovem Guarda, com a utilização de termos como “brasa” e “mora”. Poderia estar em discos como “É Proibido Fumar” sem causar estranhamento. Como tudo o que Roberto faz, tanto o filme quanto sua trilha sonora foram sucesso de público, mas podemos dizer que a trilha resiste mais ao tempo devido à força do seu repertório.

Roberto Carlos – Roberto Carlos Em Ritmo de Aventura

Ouça o disco

  1. Eu sou terrível
  2. Como é grande o meu amor por você
  3. Por isso corro demais
  4. Você deixou alguém a esperar
  5. De que vale tudo isso
  6. Folhas de outono
  7. Quando
  8. É tempo de amar
  9. Você não serve pra mim
  10. E por isso estou aqui
  11. O sósia
  12. Só vou gostar de quem gosta de mim
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s