Raimundos – Raimundos – 1994

Raimundos

Raimundos: disco dos Raimundos, de 1994

Por Marcos Lauro

Um dos discos mais chulos, baixos, apelativos, porcos, desrespeitosos e podres da história do rock and roll nacional… e, justamente por isso, um dos mais brilhantes.

A estreia dos Raimundos em disco é uma pérola da década de 1990 e que influenciou uma geração de roqueiros brasileiros. A mistura de forró com rock nem era uma novidade, mas não era usada com êxito já há um bom tempo… isso fez com que uma série de outras bandas seguisse esse caminho e até se falasse de um gênero, um movimento: o forrock.

Raimundos abre com o hino “Puteiro em João Pessoa”, uma crônica sobre algo relativamente comum na vida de um adolescente – “crônica” porque, sim a música é baseada em fatos, apesar do tom surrealista.

Por falar em surreal, em Raimundos há músicas que nos fazem pensar: “como alguém conseguiu escrever isso?”. Ou: “como conseguiram gravar uma coisa dessas?”. E, finalmente: “COMO CONSEGUIRAM LANÇAR ESSE DISCO?”. É tanto palavrão que as definições de muitos dicionários tiveram que ser atualizadas.

Os exemplos são muitos: “Minha Cunhada”, sobre um problema pulmonar com origem vaginal, “Carro Forte”, sobre uma forma bastante peculiar de desatolar um carro, “Bicharada”, que envolve um passarinho de orientação sexual duvidosa e ainda “Selim”, uma música que deveria voltar às paradas nesse momento de valorização às bikes e às ciclovias. Enfim, nada disso faz sentido. Mas é um PUTA disco!

Ah, detalhe: não é pra pular nem a reprise de “Puteiro em João Pessoa” e nem a versão acústica de “Selim”. Não vale roubar.

Raimundos – Raimundos

Ouça o disco

  1. Puteiro Em João Pessoa
  2. Palhas Do Coqueiro
  3. Mm’s
  4. Minha Cunhada
  5. Rapante
  6. Carro Forte
  7. Nêga Jurema
  8. Deixei De Fumar/Cana Caiana
  9. Cajueiro/Rio Das Pedras
  10. Bê-a-Bá
  11. Bicharada
  12. Marujo
  13. Cintura Fina
  14. Selim
  15. Puteiro em João Pessoa
  16. Selim Acústico
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s