Weezer – My Name is Jonas – 1994

My Name is Jonas Weezer

My Name is Jonas: disco do Weezer, de 1994

Colaboração de Eduardo Taques

Com “My Name is Jonas”, primeira faixa do disco homônimo de 1994 (também conhecido como The Blue Album), o Weezer apresenta o seu disco de estreia a um público cada vez mais curioso pela crescente onda grunge que varre os Estados Unidos e o mundo.  Nesta canção, um delicado dedilhado de violão precede uma melodia de furiosas guitarras juvenis.

Este é o clima que encontraremos em todo o álbum. Melodias assobiáveis e guitarras que sustentam o universo pop criado pela banda. Em “Buddy Holly”, primeiro grande hit do grupo de Los Angeles, o vocalista Rivers Cuomo, canta o amor adolescente com todas as suas aflições e inseguranças. O vídeo desta música, dirigido por Spike Jonze, ganhou cinco prêmios no VMA de 1995, entre eles, o prêmio de “Breakthrough Video” devido ao seu caráter inovador.

O álbum gerou ainda outros hits como “Say It Ain´t So”, “Undone, The Sweater Song”, onde o Weezer mostra tristes versões para o power pop do grupo. Com “Undone…”, anos mais tarde, a banda declarou que a mesma foi uma tentativa de fazer algo na linha do Velvet Underground.

Se conseguiram alcançar tão ousada vontade, a discussão ficará para outro momento. O que importa é que Weezer ou The Blue Album, como alguns o preferem chamar, é uma delícia de ouvir.  Canções como “Surf Wax America”, “In The Garage” ou “No One Else” só exigem do ouvinte que aumente o volume e as curtam ao máximo.

Felizmente, este álbum sobreviveu ao furacão grunge que todos conhecemos e, mesmo após vinte anos do seu lançamento, continua a influenciar inúmeras bandas mundo afora. E que, certamente, ao ouvi-lo não pulam uma faixa.

Weezer – My Name is Jonas

Ouça o disco

  1. My Name Is Jonas
  2. No One Else
  3. The World Has Turned And Left Me Here
  4. Buddy Holly
  5. Undone – The Sweater Song
  6. Surf Wax America
  7. Say It Ain´t So
  8. In The Garage
  9. Holiday
  10. Only In Dreams
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s