Rael – Ainda Bem Que Eu Segui As Batidas do meu Coração – 2013

Rael

Ainda Bem Que Eu Segui As Batidas do meu Coração: disco de Rael, de 2013

Por Marcos Lauro

Rael sempre teve sua caminhada no rap, com seu trabalho junto ao grupo Pentágono. O rap é grande, bastante universl, mas às vezes algumas vozes sentem a necessidade de alçar vôos ainda mais altos, sair da caixinha/rótulo… ou não necessariamente sair, mas colocar um dos pés em outras áreas do conhecimento musical.

Foi isso que Rael fez em seu segundo disco solo, Ele abandonou o sobrenome artístico “Da Rima” e, sendo apenas Rael, fez um trabalho plural e repleto de referências. Rael se tornou uma voz da música brasileira e não apenas do rap.

As influências estão lá: “Caminho” é um afrobeat, “Semana” é uma balada pop que definitivamente não caberia num repertorio de um cantor de rap (não fosse o resto, só ela já justificaria a mudança de rumo de Rael); “Oya” é um clássico do samba com participações de Emicida e Péricles. Além de “Coração” com a participação da cantora de MPB, Mariana Aydar. “Caminho” e “Quizumba” são pop o suficiente para serem consideradas hits do disco.

O reggae e o ragga, que já eram bastante presentes no Pentágono, também estão no disco. Rael mostra que, sim, é possível mudar o som sem necessariamente abandonar as raízes e deixar de transmitir boas mensagens em boas letras.

Ainda bem que ele seguiu as batidas do seu coração.

Rael – Ainda Bem Que Eu Segui As Batidas do meu Coração

Ouça o disco

  1. Ainda Bem
  2. Caminho
  3. Semana
  4. Tudo vai passar
  5. Anda
  6. Só Não Posso [Remix]
  7. Quizumba
  8. Causa e Efeito
  9. Diáspora
  10. Coração
  11. Ela me Faz
  12. Diferenças
  13. Pedindo Pra Deus
  14. Oya
  15. Leão de Judah
Comente sobre este disco

