Jeff Buckley – Grace – 1994

jeff buckley grace

Grace: disco de Jeff Buckley, de 1994

Por Leo Morato

De todas as perdas que alguém pode sofrer ao longo da vida, a morte é, com certeza, a maior delas. Irremediável e sem volta. A morte de Jeff Buckley, aos 30 anos, por afogamento, em 1997, foi das maiores perdas que o mundo da música já teve.

Perder um ícone como Frank Sinatra, aos 82 anos, ao final da carreira e da vida (literalmente) tem um significado de perda muito menor do que quando isso ocorre com um talento tão grande e promissor como Jeff Buckley. E é disso que seu principal disco, Grace, fala: perdas.

Jeff Buckley teve seu primeiro EP gravado num café de Nova York, ao vivo. Antes dele ser lançado, Buckley também gravou em estúdio as dez músicas de Grace. Além da faixa título, Last Goodbye também é um dos pontos aonde ele mostra a potência de sua voz e como seus arranjos e seu talento podiam transformar letras tristes sobre perda e saudade em algo animador, como quem olha pra frente à procura de ânimo para seguir em frente.

Dos maiores clássicos gravados por Jeff Buckley, Hallelujah talvez seja o maior ícone que represente todo o talento de Buckley. A música virou trilha sonora de igrejas – que mal sabem os párocos dos hábitos de Buckley e do autor da música – e é interpretada à capela com tal profundidade nos sentimentos que nos faz confundir. Quem é o compositor dessa pérola: Jeff Buckley ou o ícone Leonard Cohen?

Mojo Pin, So Real, Corpus Christi Carol, Eternal Life, são apenas algumas das obras primas compostas por Jeff Bluckley neste disco e ao longo de sua (curta) carreira que falam de perda. Um meteórico sucesso baseado na perda e na saudade. Assim foi sua carreira e o que sobrou de Jeff Buckley para o mundo da música. Um inestimável talento perdido que deixou lindas músicas e muita saudade.

Jeff Buckley – Grace

Ouça o disco

  1. Mojo Pin
  2. Grace
  3. Last Goodbye
  4. Lilac Wine
  5. So Real
  6. Hallelujah
  7. Lover, You Should’ve Come Over
  8. Corpus Christi Carol
  9. Eternal Life
  10. Dream Brother
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s