Racionais MC’s – Cores e Valores – 2014

Cores e Valores: disco dos Racionais MCs, de 2014

Cores e Valores: disco dos Racionais MCs, de 2014

Por Marcos Lauro

A espera acabou! 12 anos depois de Nada Como Um Dia Após o Outro Dia, chega Cores e Valores. Com esse disco, os Racionais MC’s compram uma briga com fãs tradicionais e que estavam acostumados e acomodados com o rap que era praticado pelo grupo.

Aquele rap mais quadrado é substituído por mais produção e temas mais diversificados – Eu Compro fala sobre ostentação e posses, enquanto Eu Te Proponho já foi até chamado de “rap romântico”.

A ideia do grupo e martelar na cabeça do ouvinte a frase “cores e valores” como um tema que tem diversas discussões por trás: racismo, ética, moral… e o disco vai passando por esses temas de forma rápida. Outro motivo para os antigos fãs reclamarem é a duração do disco e das faixas: 15 músicas em pouco mais de 32 minutos. Ataque rápido, daqueles que fazem estrago sem você nem perceber.

Nesses tempos de internet, o grupo vem com um disco que tem que ser ouvido por inteiro. A introdução, por exemplo, é composta por cinco faixas que, se ouvidas separadamente, perdem o sentido. Durante o disco, outras sequências são necessárias, como a tríade A Escolha que eu Fiz, A Praça e O Mau e o Bem, cantadas por Edi Rock.

Racionais MC’s – Cores e Valores

Ouça o disco

  1. Cores & Valores
  2. Somos o Que Somos
  3. Cores & Valores – Preto e Amarelo
  4. Trilha
  5. Eu Te Disse
  6. Preto Zica
  7. Cores & Valores – Finado “Neguin”
  8. Eu Compro
  9. A Escolha Que Eu Fiz
  10. A Praça
  11. O Mau e o Bem
  12. Você Me Deve
  13. Quanto Vale o Show
  14. Coração Barrabaz
  15. Eu Te Proponho

Obs.: a audição no YouTube é prejudicada pelos comerciais entre as músicas. A experiência Cores e Valores é mais completa no disco, seja a versão física ou digital.

Comente sobre este disco

