Tim Maia – Tim Maia – 1970

Tim Maia

Tim Maia: disco de Tim Maia, de 1970

Por Leo Morato

Este é o álbum de estreia do homem que trouxe o soul e a black music americana ao Brasil. O gênio – por muitos incompreendido e por outros o próprio destruidor de sua vida e carreira –  Tim Maia mostrou a potência e o potencial de sua voz com este disco.

Tim chegou a montar um grupo com o “rei” Roberto Carlos. Mas, após poucas apresentações, o “rei” seguiu a carreira solo e até gravou com bastante sucesso a música “Não vou ficar”, composta pelo próprio Tim Maia.

Ao longo da carreira, Tim gravou diversos discos homônimos. Este, de 1970, foi seu primeiro longplay e mostrou ao cenário da música brasileira da época o poder do soul e da black music importada dos Estados Unidos, aonde Tim morou alguns anos antes de conseguir engrenar na carreira.

Apesar de guiar sua vida e sua carreira de forma temperamental e sempre na companhia de substâncias não muito saudáveis, logo em seu primeiro disco, Tim mostra que seu coração e sua solidão são maiores que a força de sua voz. Em faixas como Eu te amo e Cristina (sua ex-mulher que recebe DUAS homenagens neste disco), sua voz mostra porquê o Soul tem este nome e tira notas – e lágrimas – do fundo da alma.

Além da inovação, Tim Maia, de 1970, mostra logo de cara diversos clássicos regravados por MUITA gente, como Azul da Cor do Mar, Primavera e Coroné Antônio Bento. Parece coletânea, mas é só um rapaz tentando mostrar a quê veio.

E mostra! Muito bem!

Tim Maia – Tim Maia

Ouça o disco

  1. Coroné Antônio Bento
  2. Cristina
  3. Jurema
  4. Padre Cícero
  5. Flamengo
  6. Você Fingiu
  7. Eu Amo Você
  8. Primavera (Vai Chuva)
  9. Risos
  10. Azul da Cor do Mar
  11. Cristina Nº 2
  12. Tributo a Booker Pittman
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s