Johnny Cash – Bitter Tears: Ballads of the American Indian – 1964

Johnny Cash - Bitter Tears: Ballads of the American Indian - 1964

Bitter Tears: Ballads of the American Indian: disco de Johnny Cash de 1964

Por Marcos Lauro

Um bom disco pode nascer por engano.

Na década de 1960, Johnny Cash lançou uma série de discos chamada Americana, no estilo norte-americano que mescla country, folk e blues, basicamente. Os temas passavam por caubóis e lendas do Velho Oeste.

Mas, por algum motivo, Cash ficou sabendo que havia ancestrais da tribo Cherokee em sua árvore genealógica. Então, ele resolveu fazer um disco no mesmo estilo, mas temático: sobre os problemas indígenas do seu país.

Alguns anos depois, Cash descobriu que não tinha ancestrais indígenas, mas sim escoceses, ingleses e irlandeses. Ou seja, Bitter Tears: Ballads of the American Indian foi construído em cima de um mal entendido.

Mas isso, claro, não tira a beleza do disco, que fala sobre Cherokees, Senecas e outras nações de nativos norte-americanos que, na época desse disco, já haviam sofrido todo o tipo de violência e sido retratados como vilões na cultura dos filmes de faroeste, que evidenciava o mocinho matador de indígenas/caras maus.

A faixa mais famosa do disco, que alcançou o terceiro lugar na parada country de 1964, foi The Ballad of Ira Hayes. Mas não dá para não notar a beleza de White Girl (sobre um índio que se apaixona por uma garota branca), As Long As The Grass Shal Grow (sobre a construção de uma represa na Pensilvânia que expulsou a tribo Seneca da região) e The Vanishing Race (com sua batida tribal e Cash quase que incorporando um índio da tribo Navajo).

Bitter Tears: Ballads of the American Indian surgiu de um engano. E talvez tenha sido a obra mais poética e sensível que tenha surgido de um mal entendido.

Johnny Cash – Bitter Tears: Ballads of the American Indian

Ouça o disco

  1. As Long As The Grass Shall Grow
  2. Apache Tears
  3. Custer
  4. The Talking Leaves
  5. The Ballad Of Ira Hayes
  6. Drums
  7. White Girl
  8. The Vanishing Race
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s