Blondie – Parallel Lines – 1978

Parallel Lines: disco do Blondie de 1978

Parallel Lines: disco do Blondie, de 1978

Colaboração de Roberto Troccoli

A banda nova iorquina Blondie surgiu em 1974, em meio à efervescente onda punk, se tornando figura frequente no lendário CBGB´s, casa de shows que também foi palco de diversos shows clássicos do Ramones. Seus dois primeiros discos, “Blondie” de 1976 e “Plastic Letters” de 1977, foram bem recebidos pela crítica e pelo público, mas não resultaram em grande sucesso comercial.

Com a linda e carismática Debbie Harry nos vocais, o guitarrista e namorado Chris Stein, Clem Burke na bateria, Jimmy Destri nos teclados, Nigel Harrison no baixo e Frank Infante na outra guitarra, a banda foi ao estúdio em 1978 para gravar seu terceiro disco, com a produção de Mike Chapman.

As gravações foram complicadas, devido a forte personalidade de Harry e a imaturidade dos outros integrantes, fato que deu muito trabalho para o produtor, que forçava os integrantes a gravarem várias vezes suas partes, até atingirem o melhor resultado possível.

Todo este esforço e perfeccionismo de Chapman valeram a pena. Paralell Lines foi lançado em julho de 1978 e se tornou o disco de maior sucesso do Blondie. Na capa, uma foto dos integrantes de terno com um fundo preto e branco e Debbie lindíssima e elegante com um vestido branco e salto, com cara de brava. Alguns dos integrantes não gostaram da foto, achando que não tinha nada a ver com o estilo do grupo, mas a capa acabou virando um clássico do pós-punk e da new wave.

O Blondie, neste trabalho, começou a flertar de vez com outros estilos musicais, como a disco music, por exemplo, levando alguns fãs mais ortodoxos a se revoltarem com esta nova guinada musical. Mais para frente, em discos posteriores o grupo flertou ainda com o rap, o reggae, entre outros estilos, mostrando uma banda eclética e que não se conformava musicalmente.

O disco abre com a clássica Hanging on the Telefone, cover do grupo The Nerves. Uma música potente e energética, graças à força vocal de Debbie e a pegada punk/pop da banda, com riffs simples e certeiros de guitarra. One way or another é outro hit do álbum, uma música ao mesmo tempo dançante e roqueira.

Picture This é pop e envolvente, enquanto Fade Away and Radiate é mais experimental e viajante, graças à guitarra de Robert Fripp, lendário guitarrista do King Crimson, que toca na música. Pretty Baby é mais um hit do disco e lembra as bandas femininas vocais dos anos 60 e foi feita em homenagem à atriz Brooke Shields. I Know But I Don´t Know tem uma pegada mais roqueira e bons vocais, encerrando o lado A do disco.

11:59 tem uma pegada punk com teclados, assim como Will Everything Happen. Sunday Girl é mais pop, com um suave vocal de Harry. Heart of Glass é sem dúvida o grande destaque de Paralell Lines, uma paródia à disco music que deu muito trabalho para gravar, principalmente a parte da bateria. Uma canção irresistível que tem tudo que uma grande canção pop deve ter, swing, batida dançante e ainda conta com um vocal leve e contagiante de Debbie, que parece que está cantando em uma espécie de sonho. O disco termina com as boas e pegajosas I´m Gonna Love You Too e Just Go Away.

Paralell Lines liderou a parada de sucessos por muito tempo e vendeu mais de vinte milhões de cópias, tornando-se um dos maiores discos da década de 70. O Blondie está na ativa até hoje e Debbie Harry e seus companheiros de banda são influência para diversas bandas no mundo todo.

Blondie – Parallel Lines – 1978

Ouça o disco

  1. Hanging On The Telephone
  2. One Way Or Another
  3. Picture This
  4. Fade Away And Radiate
  5. Pretty Baby
  6. I Know But I Don’t Know
  7. 11:59
  8. Will Anything Happen
  9. Sunday Girl
  10. Heart Of Glass
  11. I’m Gonna Love You Too
  12. Just Go Away
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s