Ray Charles & Count Basie Orchestra – Ray Sings, Basie Swings – 2006

Ray Charles

Ray Sings, Basie Swings: disco de Ray Charles e Count Basie Orchestra, de 2006

Por Marcos Lauro

Discos póstumos são sempre motivo para polêmicas e discórdia. Afinal, pensam alguns: se nem o artista quis lançar aquele material em vida, porque um produtor ou a família o lançam? Temos bons e maus exemplos e a lista é bem grande. Mas aqui temos um exemplo de um belo trabalho feito com material de dois mestres que, na época, já haviam morrido.

Em 2005, um executivo de gravadora encontrou uma fita onde se lia “Ray/Basie”. Se tratava de uma gravação de 1973 em que se sobressaia a voz de Ray Charles e a banda que o acompanhava não era a de Count Basie – ele apenas havia gravado no mesmo estúdio e no mesmo dia, mais cedo.

Inspirada pela etiqueta da fita, a gravadora teve uma ideia: chamar os integrantes da orquestra de Count Basie (que já havia morrido, assim como Ray) para gravar o acompanhamento para aquela voz. E o resultado brilhante é o disco Ray Sings, Basie Swings, lançado em 2006.

Estão lá alguns clássicos na voz de Ray, como I Can’t Stop Loving You e Georgia on my Mind, que encerra o disco. Mas tem também coisas emocionantes, como uma sensível versão para The Long and Winding Road, dos Beatles, Oh, What a Beatiful Morning (que faz qualquer hora do dia se transformar em uma linda manhã de sol) e, se você gosta do Ray de Hit the Road, Jack e afins, tem seu desejo atendido ouvindo Feel so BadLook What They’ve Done to My Song.

Ray Sings, Basie Swings é uma obra de arte criada sobre um material esquecido, que mofaria no depósito da gravadora e não veria a luz do sol. E é uma prova cabal de como a arte de caras como Ray Charles e Count Basie é eterna. Frase clichê – mas não menos verdadeira – para encerrar esse texto: para ouvir e se emocionar!

Ray Charles e Count Basie Orchestra – Ray Sings, Basie Swings

Ouça o disco

  1. Oh, What A Beautiful Morning
  2. Let the Good Times Roll
  3. How Long Has This Been Going On?
  4. Every Saturday Night
  5. Busted
  6. Crying Time
  7. I Can’t Stop Loving You
  8. Come Live with Me
  9. Feel So Bad
  10. The Long and Winding Road
  11. Look What They’ve Done To My Song
  12. Georgia On My Mind
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s