Almôndegas – Almôndegas – 1975

Almôndegas

Almôndegas: disco dos Almôndegas, de 1976

Colaboração de Malcon Fernandes

Folk com cheiro de campo e de música regionalista, muito som de viola, ainda que tenham influências do rock n’roll e com pés no Rio Grande do Sul. Em especial, na linguagem gaúcha.

Essa seria a frase certa para definir o grupo Almôndegas, formado em 1972 pelos irmão Kleiton e Kledir Ramil, vindos de Pelotas, do sul do Estado e se juntando com o primo Pery Souza e os amigos Gilnei Silveira e Quico Castro Neves.

Em 1974, após participarem de um festival de música em Santa Catarina, o grupo decide gravar um disco em São Paulo e acaba levando o nome do grupo: Almondegas. Com a produção de Sidney Morais, então produtor da Continental, o grupo acaba colocando toda a sua linguagem e seu rock rural com referências ao estado.

As músicas que trazem os Almôndegas para o público acabam gerando uma viagem para o Sul, como na regravação de Amargo – do famoso compositor Lupicínio Rodrigues, morto um ano antes – Até Não Mais, Quadro-Negro, Almôndegas, Olavo e Doroteia (Uma Louca História de Amor), Clô, a imortalizante Vento Negro – composta pelo hoje deputado José Fogaça e colaborador do grupo até o 3º LP, “Alhos Com Bugalhos”.

Não tem como não gostar desse disco, que ainda mostra muita Sombra Fresca e Rock no Quintal e como se apreciar as coisas belíssimas em Daisy, My Love. Um disco que anteciparia uma nova fase na música regionalista e no rock gaúcho, que viria a se agigantar na metade final da década de 1980.

Almôndegas – Almôndegas

Ouça o disco

  1. Sombra Fresca e Rock no Quintal
  2. Até Não Mais
  3. Teia de Aranha
  4. Olavo e Doroteia (Uma Louca História de Amor)
  5. Quadro-Negro
  6. Daisy, My Love
  7. Almôndegas
  8. Vento Negro
  9. Clô
  10. Amargo
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s