Joey Ramone – Don’t Worry About Me – 2002

Don’t Worry About Me, disco de Joey Ramone de 2002

Don’t Worry About Me, disco de Joey Ramone de 2002

Por Marcos Lauro

O rock perdeu um dos seus grandes nomes em abril de 2001. Depois de lutar contra um linfoma por aproximadamente sete anos, morria Joey Ramone. Claro que é difícil colocar um gênero musical inteiro na conta de um cara só, mas Joey Ramone pode ser considerado um dos pilares do punk rock, o gênero da negação, do niilismo e do contra (tudo e todos).

E pra quem pensava que tinha acabado, lá vinha Joey Ramone lembrando um dos clássicos da sua banda, os Ramones: “I Wanna Live” [eu quero viver]. Em fevereiro do ano seguinte ao da sua morte, saía Don’t Worry About Me, disco póstumo que relembra o punk garageiro e sujo dos anos 1970.

A faixa que abre o disco é um marco. “What A Wonderful World”, numa versão de arrepiar a careca do seu intérprete, Louis Armstrong. O impacto foi o mesmo de quando Sid Vicious regravou “My Way”, de Frank Sinatra. Um punk pegava um standard da música norte-americana e… enfim, fazia do seu jeito, como o próprio punk sempre pregou com seu estilo “do it yourself”.

Outro clássico regravado é “1969”, dos Stooges. Mas aí Joey está “em casa”… a porrada come solta na música original e só ganha mais peso e a característica voz do Ramone.

Joey Ramone desenvolveu uma paixão platônica por Maria Bartiromo, uma jornalista norte-americana que cobre economia e negócios. Ele começou a mandar e-mail para Maria, inicialmente com perguntas sobre os assuntos dos quais ela falava. Depois, de forma bastante tímida, começou a se declarar. Chegou a chama-la para um show no CBGB’s, mas ela respondeu que entrava no ar as seis da manhã e que era impossível. Depois, Joey disse que havia feito uma música para ela e mandou a fita. Era “Maria Bartiromo”, faixa quatro deste CD.

What’s happening on Wall Street?
What’s happening at The Stock Exchange?
I want to know
What’s happening on Squawk Box?
What’s happening with my stocks?
I want to know

I watch you on the TV every single day
Those eyes make everything okay
I watch her everyday
I watch her every night
She’s really outta sight

Maria Bartiromo

Em “I Got Knocked Down (But I’ll Get up)”, Joey escancara sua doença da forma mais punk possível:

Sitting in a hospital bed
Frustration going through my head
Turn off the TV set
Take some drugs so I can forget

I, I want life
I want my life
I want my life
I want my life

It really sucks
It really sucks

Para fechar o disco, “Don’t Worry About Me”. A letra não diz isso, mas se pegarmos somente o título, dá pra encarar como um: viva a sua vida, cara. Eu fui apenas um punk. Não se preocupe comigo.

Joey Ramone – Don’t Worry About Me – 2002

Ouça o disco

  1. What a Wonderful World – 02:23
  2. Stop Thinking About It – 02:57
  3. Mr. Punchy – 02:35
  4. Maria Bartiromo – 03:58
  5. Spirit In My House – 02:02
  6. Venting (It’s a Different World Today) – 03:17
  7. Like a Drug I Never Did Before – 02:03
  8. Searching for Something – 04:12
  9. I Got Knocked Down (But I’ll Get Up) – 03:40
  10. 1969 – 03:38
  11. Don’t Worry About Me – 03:55
Comente sobre este disco

