Novos Baianos – Acabou Chorare – 1972

Novos Baianos

Acabou Chorare: disco dos Novos Baianos, de 1972

Por Marcos Lauro

Os Novos Baianos souberam como poucos incorporar e transmitir os ideais hippies no Brasil. Na época de Acabou Chorare, a banda de nove integrantes vivia em uma comunidade do Rio de Janeiro. Lá, ensaiavam, faziam composições e também jogavam futebol – uma grande paixão da banda.

Como já disse Moraes Moreira, Novos Baianos não era uma banda, era um estado de espírito. Muita gente pede a volta dos Novos Baianos. Mas, uma banda com essa formação e com a filosofia que predominou nos anos 1970 dificilmente volta como uma banda “formal”, burocrática. É tudo muito livre e anárquico.

Em 2007, fizeram um grande show na Virada Cultural, mas sem Moraes Moreira. E, atualmente, Baby do Brasil faz shows que misturam músicas da banda e da sua carreira solo, que também fez muito sucesso nos anos 1980. Então, por enquanto, nada de Novos Baianos na formação completa.

No mesmo ano, a revista Rolling Stone fez uma pesquisa com 60 críticos musicais para eleger o melhor disco brasileiro de todos os tempos. O resultado: Acabou Chorare. Mesmo esse tipo de lista sendo polêmica, é um resultado pouco questionável.

Em Acabou Chorare, vale a pena até ouvir as duas vezes em que Preta Pretinha aparece no disco, numa versão completa e em outra editada para as rádios. Os Novos Baianos eram tão anárquicos que o público não quis saber da música editada e pedia nas rádios a versão mais longa. E foi a que tocou.

Novos Baianos – Acabou Chorare

Ouça o disco

  1. Brasil Pandeiro
  2. Preta Pretinha
  3. Tinindo Trincando
  4. Swing de Campo Grande
  5. Acabou Chorare
  6. Mistério do Planeta
  7. A Menina Dança
  8. Besta é Tu
  9. Um Bilhete Pra Didi
  10. Preta Pretinha
Anúncios

Comente sobre este disco

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s